Férias Escolares: Atividade na rua e em família
16007
post-template-default,single,single-post,postid-16007,single-format-standard,bridge-core-2.2.4,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-21.1,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive
 

Férias Escolares: Atividade na rua e em família

Férias Escolares: Atividade na rua e em família

O Bike Kids proporciona a oportunidade de os pequenos descobrirem a cidade, despertando a temática cultural e de cidadania de uma maneira leve e divertida

Julho chegou e o drama de todos os anos também: o que fazer para entreter as crianças nas férias escolares? No período, pais e responsáveis passam mais tempo junto com elas e têm a chance de incentivar que conheçam São Paulo por meio de uma atividade cultural, gratuita e ao ar livre, com o Bike Kids.

Em tempos nos quais a principal diversão da garotada está associada às telas dos videogames e dos tablets, a iniciativa, um braço do Bike Tour SP, oferece um passeio bem diferente. Todos os domingos, quando a Avenida Paulista está fechada para carros, um trailer puxado por uma bicicleta percorre a via apresentando pontos históricos da cidade aos pequenos. Eles vão sentados em um trailer aberto e super colorido, enquanto os pais podem acompanhar o trajeto pedalando.

Ao longo do caminho, um áudio disponível em uma caixa de som conta os detalhes sobre oito atrativos localizados no roteiro, entre eles a Casa das Rosas, o Masp e o Conjunto Nacional. Um monitor também escolta o grupo e assessora os participantes em qualquer circunstância necessária. “O Bike Tour SP foi criado para aproximar as pessoas da cidade e oferecer cultura de uma forma gratuita. Mas percebemos que isso também deveria se estender às crianças”, conta Daniel Moral, um dos idealizadores do projeto junto com o irmão e sócio, André.

O trailer foi especialmente desenvolvido para acomodar oito crianças entre 2 e 8 anos. Além de ter uma estrutura bem atraente, com arte do grafiteiro Tinho, o espaço garante conforto para que elas aproveitem desde cedo uma atividade que une diversão saudável, cultura e cidadania. O ponto de partida do percurso é o Hotel Ibis (Avenida Paulista, 2355). É recomendado chegar meia hora antes ao local, que possui estacionamento e banheiros para que a criançada realize uma parada estratégica antes de começar o trajeto, de aproximadamente uma hora. Para cada criança inscrita, o Bike Kids reserva uma bicicleta convencional para que um responsável possa acompanhá-la.

O trailer começou a funcionar em outubro de 2015 e nesse período já contou com a participação de 700 meninos e meninas. Eles também são bem-vindos nas outras seis rotas do Bike Tour SP, que contam com doze bicicletas aro 24 (crianças entre 10 e 14 anos) e cadeirinhas infantis. ”Desde sua criação, essas opções têm sido muito procuradas por pessoas que querem oferecer aos filhos uma atividade de lazer que fuja um pouco do ambiente tecnológico e estimule a convivência ao ar livre”, explica Moral.

Em todos os casos, o passeio é gratuito e os equipamentos utilizados, como os audioguias e capacetes, são fornecidos pelo projeto. Basta se inscrever no site e garantir uma vaga. Como contrapartida, a iniciativa, que tem um caráter social, pede a doação de 2 Kg de alimento não perecível por participante. A arrecadação é encaminhada ao Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes, que ajuda mais de 300 famílias carentes na cidade e no Vale do Ribeira, e ao Clube de Esperança Nova Aurora, que dá apoio a adultos e crianças em situação de rua que vivem na região da Cracolândia.

Além de fazer o bem, a proposta incentiva as crianças a tomarem um gostinho especial por um meio de transporte ecológico e prático, ao mesmo tempo em que vivenciam a cidade, curtem um momento em família e obtém conhecimento de um forma prazerosa e agradável. E o melhor de tudo é que se gostarem, a atividade pode ser repetida mesmo depois da volta às aulas!

O Bike Tour:
O Bike Tour surgiu em 2013, com o objetivo de apresentar a cidade por meio da bicicleta, incentivando a cultura e a mobilidade urbana. Mais de 18 mil pessoas já tiveram a chance de descobrir, ou até mesmo redescobrir São Paulo, acompanhadas de monitores e audioguias acoplados no capacete com informações sobre os pontos visitados (em português e inglês). A iniciativa conta com mais de 100 bicicletas, hand bikes, para pessoas com mobilidade reduzida, e sete roteiros que podem ser realizados aos sábados ou domingos (Centro Histórico, Centro Novo, Paulista, Vila Madalena, Avenida Faria Lima, Parque do Ibirapuera e Jardim das Perdizes).

Serviço Bike Kids:
– Local de saída: Em frente ao Hotel Ibis (Av. Paulista, 2355, Bela Vista)
– Data e horário: aos domingos, das 9h às 10h, 10h30 às 11h30 e das 13h30 às 14h30
– Inscrição: www.biketoursp.com.br
– Valor: Gratuito (doação de 2 kg de alimento não perecível por pessoa)

1 Comment
  • Fernando Castro
    Posted at 13:30h, 23 janeiro Responder

    Parabéns pelo conteúdo que postaram! Uma outra dica é o Espaço Safhari q fica na Zona Sul de São Paulo, no Campo Belo, próximo ao Aeroporto de Congonhas. Lá acaba sendo uma ótima opção para deixar as crianças nas férias. Eles possuem diversas atividades lúdicas, recreativas e o melhor, SEM BRINQUEDOS ELETRÔNICOS, que ocupam o tempo dos pequenos, saindo do mundo dos gamers! Vale a dica. http://www.buffetinfantilsafhari.com.br/ferias

Post A Comment